segunda-feira, 30 de maio de 2016


            A violência na escola é um fenómeno geral, existe em todas as escolas, públicas ou privadas, e é transversal em termos de classe social, com graus diferentes de intensidade e gravidade.

Poderemos e devemos, no entanto, considerar que a existência deste fenómeno impede o exercício dos princípios fundamentais da democracia e o desrespeito pelos direitos humanos.

A indisciplina na sala de aula é uma das formas de violência escolar mais comuns. Traduz-se por comportamentos disruptivos e/ou perturbadores do funcionamento da aula e em comportamentos de provocação, de desafio da autoridade do professor, passando por agressões verbais e físicas entre alunos.

 

Para muitos alunos, estes comportamentos só acontecem porque os professores não gerem eficazmente a sua sala, ou seja, são ou muito permissivos ou muito autoritários, têm estratégias de ensino ineficazes e protagonizam situações de injustiça.

Também os assistentes operacionais poderão ter problemas devido a uma má gestão do poder (tolerância excessiva ou prepotência e autoritarismo) que pode promover a desobediência ou a agressividade.

 
Luís Espínola e João Dinis

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